Em contribuição à Campanha Nacional do Desarmamento 2011, em vigor há dois meses, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) entregou, neste mês de julho, ao Exército Brasileiro um lote com 576 armas, quase todos revólveres de calibre 38. Depois de vistoriar as armas armazenadas em caixotes no depósito do Fórum Henoch Reis, o presidente do TJAM, desembargador João Simões, seguiu sob forte esquema de segurança para o Km 54 da AM-010, onde entregou pessoalmente o armamento no Batalhão de Suprimento do Exército “Essas armas foram utilizadas nos mais variados tipos de crime. São peças de processos que já estão praticamente instruídos e prontos para julgamento. Com isso, nós vamos tirar o risco de dentro do nosso Fórum, evitando o grande acúmulo de armas. Nosso objetivo é dar cada vez mais velocidade na entrega dessas armas para o Exército, para que seja feita a sua destruição”, disse Simões.
As 576 armas representam quase 50% das que estavam armazenadas no Fórum Henoch Reis. Uma das preocupações do Judiciário é evitar que armas apreendidas retornem para as mãos dos marginais e eles cometam novos crimes. “Nosso objetivo é que essas armas saiam definitivamente de circulação”, afirmou o presidente do TJAM, que considera a entrega das mesmas ao exército “um ato de ajuda” à campanha de desarmamento do Governo Federal.
“É uma atitude de grande vulto para evitar o cometimento de mais crimes, evitando que o Tribunal de Justiça fique sob risco de invasão, risco de furto dessas armas. Nós queremos tranquilidade dentro do Fórum, evitando qualquer risco”, observou o desembargador-presidente.
Prensa- Na base militar, o major Eduardo Miranda Soares Coutinho, chefe da Classe 5 na Região Militar, comandou a equipe que conferiu as armas e autorizou sua destruição na prensa. “Com certeza algumas dessas armas tiraram algumas vidas”, comentou o oficial.
Em dois meses a Campanha Nacional do Desarmamento 2011 arrecadou 9.160 armas e 30,9 mil munições em todo o país. O balanço nacional, divulgado dia 06/07 pelo Ministério da Justiça, mostra que cada pessoa entrega, em média, uma arma. No caso das munições, são 36 unidades por pessoa.
De acordo com o Ministério, os revólveres calibre 38 lideram a lista dos armamentos recebidos pelas polícias Federal e Rodoviária Federal, com 2.436 unidades recolhidas. Em segundo lugar estão os revólveres calibre 32, com 1.110 unidades (12%). Foram entregues ainda 32 fuzis, quatro metralhadoras e duas submetralhadoras.
Fonte: TJAM