O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), através da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), cumpriu a meta 8 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do ano de 2010, que estabelece a promoção de cursos de capacitação em administração judiciária, com no mínimo 40 horas, para pelo menos metade dos magistrados de cada estado. Dos 164 magistrados do Amazonas, foram capacitados 96, atingindo o percentual de 100% de cumprimento da meta.
O curso de “Administração Judiciária para Magistrados” foi oferecido pela ESMAM, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Rio Grade do Sul (AJURIS). Com carga horária de 40 horas-aula, o curso foi realizado entre os meses de outubro e novembro, de forma presencial.
Segundo o gestor da Meta 8 e diretor da ESMAM, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, a capacitação continuada do magistrado é fundamental para a melhoria do serviço prestado. “Cada comarca, cartório, câmara ou Tribunal nada mais é do que uma unidade administrativa em diferentes proporções e cabe, portanto, ao magistrado se capacitar para melhor administrar os recursos físicos e humanos, visando sempre a prestação do serviço de qualidade à população”.
A qualificação continuada dos magistrados é uma constante preocupação do Poder Judiciário estadual. A ESMAM é o órgão do Tribunal de Justiça do Amazonas responsável pelo feito. Em 2010, foram realizados oito cursos de capacitação aos magistrados e diversos eventos. Para 2011, já estão programados mais seis cursos, além de palestras e seminários com profissionais de destaque nacional no meio jurídico.
Fonte: TJAM