TJ sedia capacitação de cartorários para uso de programa de automação

Você está visualizando atualmente TJ sedia capacitação de cartorários para uso de programa de automação
Compartilhe

O auditório do Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO) sediou na sexta-feira (22/1) curso de capacitação para cartorários de todo o estado para uso do programa Cartosoft, desenvolvido pelo Sindicato dos Registradores Civis de Minas Gerais. A realização foi do Fundo Especial de Compensação da Gratuidade dos Atos do Registro Civil de Pessoas Naturais (Funcivil). Todos os 137 registradores civis do estado estiveram presentes, além de representantes da Corregedoria-Geral da Justiça e entidades de classe.

Segundo o presidente do Funcivil, Diógenes Rézio, o programa está sendo implantado de forma gratuita em todos os cartórios de registro em Tocantins, visando facilitar, agilizar e modernizar o trabalho no dia a dia. Trata-se de um software de gestão cartorária que atende todo o trabalho realizado por uma serventia de registro civil, facilitando os serviços desenvolvidos no dia a dia. Antes escritos à mão, os registros darão lugar aos realizados diretamente no computador.

Para o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Tocantins (Aspen-TO), Ney Querido, a implantação desse sistema vem viabilizar e dar praticidade ao trabalho das serventias. “Contribui também para o cumprimento das exigências do CNJ para que todo o acervo dos últimos cinco anos seja digitalizado, o que é necessário para termos acesso à Central de Registro Civil (CRC). Com certeza, vai facilitar para o registrador civil, para que a Corregedoria-Geral de Justiça acompanhe as condições do sistema de cartório e para os nossos cidadãos, que terão, um atendimento mais ágil”, disse.

Valdiram Cassimiro, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Tocantins (Anoreg) afirma que a questão do avanço tecnológico na área notarial é ponto irreversível. “Iniciativas como essa contribuem para que seja prestado um melhor serviço à sociedade. Esse é o caminho”, reforçou. O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Adriano Gomes, por sua vez, disse que o objetivo é o avanço digital dos cartórios. “A Corregedoria está implantando o Selo Digital, então é muito importante que os cartórios estejam mobilizados para que a digitalização seja concluída o mais breve possível”, alertou.

Fonte: TJTO