TJ do Paraná divulga cartilhas sobre como obter um registro civil em diferentes contextos

Você está visualizando atualmente TJ do Paraná divulga cartilhas sobre como obter um registro civil em diferentes contextos
Compartilhe

A Corregedoria da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) está divulgando as cartilhas elaboradas pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), que têm como objetivo orientar a população quanto aos seus direitos e aos procedimentos para obter um registro civil.

Foram desenvolvidas 5 cartilhas com temas como:

“Casar é legal: preparação para o casamento civil”, que apresenta as especificidades de cada cartório quanto à relação do valor que será pago e à documentação solicitada para a habilitação no casamento, além das diferenças dos regimes de bens.

Acesse aqui a cartilha: Casar é legal: preparação para o casamento civil.

“Mudança de nome e gênero no Cartório de Registro Civil”, com o passo a passo do procedimento de mudança de prenome e/ou gênero, bem como a documentação necessária para o pedido.

Acesse aqui a cartilha: Mudança de nome e gênero no Cartório de Registro Civil.

“Registro Indígena”, que esclarece, de forma acessível, as novas regras para o registro civil de nascimento de pessoa indígena, assim como as possibilidades de retificação/alteração desse registro, respeitando sua identidade, cultura e autodeterminação.

Acesse aqui a cartilha: Registro Indígena: um guia explicativo sobre as normas de Registro Civil de Nascimento de Pessoas Indígenas.

“Procedimentos de casamento de venezuelanos” no país, que traz a recente decisão do TJPR, que dispensa o tratamento similar ao que já era praticado com refugiados, apátridas e asilados.

Acesse aqui a cartilha: Procedimentos de casamento de venezuelanos.

“Registro Civil de Nascimento”, um material informativo sobre o registro de nascimentos.

Acesse aqui a cartilha: Registro Civil de Nascimento.

Fonte: TJPR

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais