Durante reunião realizada na Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), nesta terça-feira (30/6), o Poder Judiciário e a unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) firmaram Termo de Cooperação Técnica para a transferência de informações via Sistema de Processo Eletrônico (e-Proc). Assinaram o documento de forma digital, usando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o presidente do TJ, desembargador Ronaldo Eurípedes, e o chefe da unidade estadual do IBGE, Edis Evandro Teixeira de Carvalho.
Com a parceria, o IBGE receberá automaticamente dados estatísticos sobre o número de casamentos e divórcios. As informações serão enviadas trimestralmente por meio do e-Proc. “Para nós, é uma satisfação muito grande poder servir e contribuir com o IBGE. Temos certeza que o instituto utilizará os dados com muita responsabilidade”, afirmou o presidente do TJ.
O chefe da Unidade do IBGE agradeceu o apoio do Judiciário e falou sobre as facilidades que as informações trarão ao trabalho do instituto. “Essa parceria é muito importante. Termos a garantia de acesso a esses dados automaticamente e de forma eletrônica é um avanço. Antes, pedíamos por meio de ofício e tínhamos que pesquisar nos processos físicos”, relatou. Edis Evandro Teixeira também falou do uso dos dados por parte do Instituto. “Temos muita responsabilidade com os dados e um grande cuidado na forma como são trabalhados. Além disso, a nossa rede tem um elevado grau de segurança”, completou.
Acompanharam a assinatura o diretor-geral do TJTO, Francisco Alves Cardoso Filho; a chefe de Gabinete da Presidência, Gizella Bezerra; e os diretores de Tecnologia da Informação, Marco Aurélio Giralde; da área Administrativa, Carlos Henrique Drumond Soares Martins; de Infraestrutura e Obras, João Carlos Sarri Júnior; e a diretora da área Financeira, Maristela Alves Rezende.
Fonte: TJTO