TJ da Paraíba prevê 100% de Juizados Especiais da Capital virtualizados em 2009

Compartilhe

Os Juizados Especiais da Comarca da Capital na Paraíba estarão 99% virtualizados até o final do primeiro semestre de 2009. Os dados são da Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas da STI/TJ-PB (Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba) e fazem parte do levantamento realizado pela área quanto a evolução dos processos eletrônicos. O levantamento comprova o êxito da implantação do Processo Eletrônico (ou e-Jus) no âmbito do TJ-PB, especialmente no ano judiciário de 2008, dentro dos planos de informatização. A pesquisa mostra quadros da evolução dos processos eletrônicos e a produtividade alcançada pelos Juizados Especiais da Comarca da Capital, assim como dos juízes conciliadores.

 

 

Números

Os Juizados da Comarca da Capital estão virtualizados em 70,19%. Do total de processos judiciais ativos nestes Juizados até o mês de novembro de 2008, apenas 29,81% são em papel. Um dos resultados é que os espaços físicos já podem ser reestruturados.

Registrou-se uma redução de 61,32% no volume de processos físicos, de janeiro a novembro deste ano de 2008. Em janeiro, o total de processos físicos era de 15 mil 76 unidades. Mas, ao final do mês de novembro, o número diminuiu para 6 mil 39 processos.

Em contrapartida, no final do mês de novembro o número de processos eletrônicos nestes mesmos Juizados da Comarca da Capital, foi de 14 mil 15 unidades, em relação ao mês de abril do mesmo ano de 2008, quando a Secretaria de Tecnologia da Informação do TJ-PB começou a quantificar a produtividade do e-Jus.

Como só restam ativos 6 mil 39 processos físicos nos Juizados da Comarca da Capital e com a média mensal de redução (ou de arquivamento) destes processos de 903 por mês, conclui-se que até o final do primeiro semestre de 2009, os mesmos Juizados estarão 99,99% virtualizados.

Fonte: Assessoria de Comunicação TJPB