O Tribunal de Justiça do Amazonas quer melhorar o atendimento da Justiça nas comarcas do interior do estado. Para isso deverá assinar, após as eleições, convênios com as prefeituras interessadas em agilizar os processos de seus municípios. A informação foi dada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Francisco Auzier Moreira, em entrevista ao Programa Gestão Legal, veiculado nesta segunda-feira (15/09), pela Rádio Justiça (104,7 FM).
Ele explicou que, ao invés de atendimentos esporádicos em um barco, o Tribunal de Justiça do Amazonas vai colocar à disposição juízes, escrivães e técnicos judiciários para que o atendimento seja feito mensalmente. Em contrapartida, a prefeitura fornece barco e alimentação. “Atualmente, somente o município de Manacapuru está sendo atendido com periodicidade. Os demais não têm atendimento constante”, explicou o desembargador.
Além do convênio com as prefeituras, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas reestruturou o fórum Azarias Menescal, em Manaus, e reuniu, em um só local, seis juizados. O desembargador Francisco Auzier Moreira justificou a medida alegando que a ampliação do fórum dará melhores condições de atendimento na zona leste da cidade, onde está concentrada a maior população do Estado. Ainda este ano, o Tribunal de Justiça do Amazonas vai ampliar os demais fóruns da capital para garantir o atendimento à população já que foram desativados os dois ônibus que faziam o atendimento em locais distantes.
EF/SR