Técnicos avaliam implantação do processo virtual nos tribunais de justiça

Compartilhe

Técnicos em informática de tribunais de justiça de todo o País reúnem-se na sede do CNJ, em Brasília, nesta quarta-feira (04/09), para avaliar a implantação do sistema de processo virtual. A idéia é harmonizar adaptações e a fase de testes do sistema. Dezenove tribunais de justiça receberam o sistema, sem nenhum custo, para uso experimental, pelo Conselho Nacional de Justiça. Participam do encontro equipes técnicas dos tribunais e do CNJ.

Segundo o secretário-geral do CNJ, juiz Sérgio Tejada, estes e outros tribunais fazem uma experiência piloto para identificar eventuais problemas no sistema. De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Jamil Pereira de Macedo, que também preside a Comissão de Informática do Colégio de Presidentes, o TJ-GO apresentará relatório na quarta-feira, mostrando a experiência com o sistema no tribunal. "Vamos sugerir algumas melhoras para a ferramenta e mostrar como estamos trabalhando", conta.

No final de outubro, nos dias 26 e 27, o CNJ promove novo encontro, em Vitória (ES), para finalizar a fase de implantação e dar início ao uso efetivo do sistema nestes tribunais.

O sistema foi desenvolvido pelo CNJ em software livre. Permite a tramitação totalmente eletrônica de processos, via internet, dando mais agilidade e transparência ao Judiciário, ao mesmo tempo em que permite grande economia de recursos a todos os envolvidos.