Sete Boeings da antiga Varig S.A. serão leiloados na próxima quinta-feira (28/6), no Rio de Janeiro. Serão leiloados como sucata quatro Boeings 737-200 e três 727-100, que se encontram no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).
Destes, cinco estão estacionados no Galeão, no pátio concessionado da TAP M&E Brasil, causando transtornos às atividades da empresa no local. Os outros dois estão no Aeroporto Salgado Filho e um deles, um 737-200, será leiloado inteiro para preservar a memória da empresa. Todas as aeronaves já têm laudo de perecimento da Agência Nacional de Avião Civil (ANAC), o que impede até mesmo o reaproveitamento das peças.
O leilão é resultado do programa Espaço Livre – Aeroportos, da Corregedoria Nacional de Justiça, que busca remover dos aeroportos os aviões que estejam vinculados às massas falidas de empresas aéreas ou que tiverem sido apreendidos em processos criminais, principalmente por tráfico de drogas.
Segundo o presidente da Comissão Executiva do programa Espaço Livre e juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Marlos Melek, a ação só foi possível com a adesão do juiz titular da 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, juiz Luiz Roberto Ayoub, ao programa e a uma mediação entre o promotor Márcio Guimarães e o gestor judicial Jaime Canha, conduzida pela Corregedoria Nacional.
“Depois de acabarmos com os aviões da Varig no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, o próximo alvo será o aeroporto de Manaus”, afirmou o magistrado. O leilão acontece às 11h, no auditório da Corregedoria de Justiça (Av. Erasmo Braga, 115, 7º andar, bairro do Castelo). Para mais informações, clique aqui.
Tatiane Freire
Agência CNJ de Notícias