A Inteligência Artificial (IA) é uma das novas tecnologias utilizadas pelos tribunais brasileiros para promover celeridade e eficiência na rotina de profissionais do Poder Judiciário. A plataforma Sinapses é um exemplo disso. Ela armazena, distribui e conecta modelos de IA desenvolvidos por diferentes tribunais, que visam auxiliar o trabalho de magistrados e magistradas, servidores e servidoras.

Neste contexto, o
curso Precedentes Qualificados e Inteligência Artificial (parceria entre CNJ, Pnud e UnB) apresenta uma ferramenta desenvolvida no âmbito do Programa Justiça 4.0 capaz de identificar similaridades entre demandas e precedentes qualificados dentro de um processo jurídico. Com o uso de IA, a solução analisa peças processuais e indica, a partir de uma petição inicial, quais precedentes se aplicam a ela.

A formação busca oferecer subsídios para o desenvolvimento de novas metodologias, estudos e soluções de IA para a promoção de inovação, com foco na efetividade da realização da Justiça. 
 

Inscreva-se 

A formação está voltada exclusivamente para servidores técnicos do Poder Judiciário que atuam na área de Tecnologia da Informação e no desenvolvimento de aplicações para a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br).

Ao total, a carga horária do curso é de 7 horas, divididas em 6 módulos: 

  • Módulo 1 – Fluxo Framework 
  • Módulo 2 – ROP 
  • Módulo 3 – Treinamento de Modelos 
  • Módulo 4 – Fluxo Solução 
  • Módulo 5 – Caso de Uso 
  • Módulo 6 – Prática 

Para obter o certificado, exige-se um aproveitamento mínimo de 70% na avaliação final e o preenchimento de uma avaliação sobre a qualidade da capacitação.