Sistema único de controle chegará a 100% do Judiciário

Compartilhe

A tecnologia se tornou peça fundamental em quase todas as atividades profissionais, assim como no meio jurídico. Um caminho sem volta que levou, em 2005, à criação da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O setor já nasceu com uma árdua missão: integrar os sistemas dos quatro tribunais que foram unificados com a reforma do Judiciário.

Apesar da complexidade que envolve as questões relacionadas à informatização e ao acompanhamento das mudanças tecnológicas, as equipes da STI encerraram o ano de 2012 com grandes realizações e projetos estratégicos para o TJSP. Entre eles, o principal é o Plano de Unificação, Modernização e Alinhamento (Puma), que, em execução, até o final deste ano implantará um sistema informatizado único de controle de processos em todas as varas do estado e levará o processo 100% eletrônico (sem papel) a 40% delas.

“O nosso grande desafio é colocar todo o TJSP no mesmo sistema. Essa é a etapa mais difícil, com a capacitação dos servidores. A Presidência tem investido em infraestrutura, com aquisição de equipamentos e servidores, para a concretização deste trabalho. A etapa seguinte, com a conversão para o formato digital de todos os processos, será algo natural e mais simples”, diz o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de São Paulo, Luís Carlos Villani de Souza.

Capacidade – No ano passado, o TJSP adquiriu 512 storages e servidores, responsáveis pelo armazenamento e processamento de informações. As máquinas incrementarão a capacidade de dados em cerca de 6 petabytes, o equivalente a 6 bilhões de bytes. “Com isso, o Tribunal terá o segundo data center, reduzindo consideravelmente eventuais indisponibilidades do sistema e elevando a segurança das informações, que já está de acordo com os padrões, a um grau de excelência”, explica o secretário.

O TJSP também inaugurou uma sala onde funciona o Núcleo de Operação e Controle (NOC). Os equipamentos instalados no local permitem o monitoramento contra invasões, garantindo a segurança do sistema. Para ampliar o quadro de servidores da STI, pela primeira vez, o Tribunal realizou concurso público para o preenchimento cargos na área de informática: 20 vagas (entre técnicos e analistas). No início deste ano, foi publicada a lista dos convocados para a prova prática e a expectativa é de que até abril o concurso esteja concluído.

Fonte: TJSP