Sistema Tucujuris disponibiliza nova ferramenta no Amapá

Compartilhe

Dando continuidade ao processo de modernização do Sistema TUCUJURIS- Processo Judicial Eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), o Departamento de Sistemas através da Divisão de Sistemas Judiciários conjuntamente com a Secretaria de Gestão Processual Eletrônica – SGPE- concluiu o desenvolvimento da ferramenta “Sistema PUSH”.

 

O objetivo da ferramenta no âmbito do Sistema TUCUJURIS é disponibilizar recursos que irão permitir o envio de informações do trâmite processual de forma automática via email para os advogados e partes dos processos, desde que previamente cadastrados no banco de dados do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Amapá.

A ideia central do serviço a ser disponibilizado é fazer com que os interessados em determinado processo recebam por e-mail a informação dos atos processuais praticados em tempo real, agilizando assim o trâmite processual e a tomada de decisão pelos advogados e partes.

O teor do e-mail servirá apenas para conhecimento dos procedimentos judiciais, não tendo assim nenhuma validade jurídica, como intimação. As citações e intimações das partes e seus procuradores continuam sendo efetuadas como previstas na legislação processual.

Funcionamento – A acessibilidade ao serviço se dará no ato da consulta processual, por meio da disponibilização da aba “Identificar-se”, onde o interessado (advogado ou parte), por meio da validação de seu CPF, vincula seu e-mail pessoal ao processo que está sendo consultado e a partir daí, está apto para receber as atualizações do mesmo. Uma vez cadastrado o seu e-mail, o interessado poderá estar vinculado a quantos processos forem necessários, podendo adicionar ou excluir processos a qualquer instante da sua lista de interesse.

Segundo a Diretora do Departamento de Sistemas, Jucicléia Castro, a nova funcionalidade contribuirá para uma maior abrangência externa do Sistema TUCUJURIS, “bem como gerar mais facilidades para os advogados e partes interessadas que receberão as informações de uma forma mais dinâmica e sem nenhum custo.

O que é a tecnologia Push – A Tecnologia Push, também conhecida como webcasting, é um sistema de distribuição de conteúdo da Internet em que a informação sai de um Servidor de Dados para um Cliente, com base em uma série de parâmetros estabelecidos pelo próprio Cliente, também chamado de “assinatura”. Um usuário comum pode assinar vários tópicos de informação de um provedor de conteúdo e, a cada vez que uma nova atualização é gerada pelo servidor, essa atualização é “empurrada” para o computador do usuário, daí o nome (“push”, em inglês, significa “empurrar”).

Esta forma de distribuição de conteúdo é distinta e de uso comum da Web, uma vez que nesse caso a informação é procurada pelo usuário em um servidor.

Do TJAP