Sistema Laura zera cálculos de liquidação e de custas processuais na Justiça pernambucana

Você está visualizando atualmente Sistema Laura zera cálculos de liquidação e de custas processuais na Justiça pernambucana
Lançamento do Sistema Laura, pelo TJPE. FOTO: Joelton Silva / TJPE
Compartilhe

Batizado em homenagem à primeira doutora em Matemática do Brasil, o sistema matemático Laura alcançou um feito ainda na fase de testes pela Justiça de Pernambuco. A ferramenta tecnológica permitiu zerar o acúmulo de cálculos de liquidação e de custas processuais no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

O sistema foi lançado no final de julho em solenidade realizada na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e contou com a presença da filha de Maria Laura Moura Mouzinho Leite Lopes, a doutora nascida na cidade pernambucana de Timbaúba. “Estou muito feliz de celebrar aqui hoje a união da Educação e da Justiça, alicerces da construção do desenvolvimento e da democracia. Faço votos que, mais do que a primeira doutora do Brasil em Matemática, a Maria Laura, do entusiasmo e fé na vida, abençoe os caminhos dessa ferramenta”, disse Ângela Mouzinho Leite Lopes.

O sistema Laura teve sua ideia inicial proposta por um servidor do TJPE, Jonas Paixão, e foi desenvolvida pelo laboratório de inovação IDEIAS TJPE, resultando em uma ferramenta que, mesmo antes do lançamento oficial, já apresentava resultados significativos. O secretário de Estratégias e Projetos do CNJ, Gabriel Matos, participou do lançamento. Segundo ele, a inovação do TJPE é uma solução possível e acoplável à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ). “No futuro e com ajustes, essa ferramenta poderá integrar a plataforma e melhorar a prestação de serviços aos jurisdicionados.”

O presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, ressaltou que Laura é um exemplo da modernização do Poder Judiciário, compromisso de sua gestão. “Laura é um resultado e tenho certeza de que outros virão”, definiu. O diretor-geral da Esmape, desembargador Jorge Américo, afirmou que, em apenas 60 dias de uso, Laura conseguiu resolver todas as pendências de cálculos de liquidação e custas processuais do TJPE. “Estou muito feliz em entregar essa ferramenta”. A solução pode ser utilizada nas áreas cível geral, criminal, fazendária, família e sucessões e de indenizações por acidente de trabalho.

Lançamento

O evento contou com a presença do presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto; do diretor-geral da Esmape, desembargador Jorge Américo; e do corregedor-geral de Justiça, desembargador Francisco Bandeira de Mello. Também estiveram presentes o supervisor da Esmape, juiz Silvio Romero Beltrão, e o coordenador do Instituto de Inovações Aplicadas (Ideias) da Esmape, juiz Faustino Macedo, que demonstrou o funcionamento do sistema. Ele também coordena grupo de trabalho do CNJ que atua na identificação das soluções modulares desenvolvidas pelos tribunais que possa disponibilizados no marketplace da PDPJ.

Fonte: TJPE

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados