Em continuidade à implantação do sistema de segurança no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, o Fórum de Campo Grande ativou na última segunda-feira (15/8) seu sistema de segurança. Para preparar o público, todas as portas rotatórias receberam adesivos indicativos da presença de detectores de metais, como também foi feita ampla divulgação.
Autoridades armadas e pessoas que possuam porte de arma de fogo devem deixar a guarda do armamento na Assessoria Militar do fórum. Já o público que entrar no prédio do fórum portando sacolas e mochilas deverá deixar os pertences no guarda-volumes. Além disso, com o funcionamento das portas com detectores de metais, a população deve deixar objetos como celulares, chaves, notebooks e outros equipamentos de metal no recipiente ao lado da porta giratória para evitar travamento.
A implantação do sistema de segurança conta ainda com uma equipe de vigilantes. A medida resguarda a segurança patrimonial e a integridade física dos que trabalham no Judiciário, conforme prevê a Resolução 104, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a elaboração de medidas administrativas de segurança pelos tribunais do país.
Quantos aos servidores, a orientação é que usem crachá para facilitar a identificação. No entanto, vale destacar que servidores que não receberam identificação não serão prejudicados, visto que, a exemplo do que já ocorre no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), mesmo devidamente identificado com crachá, todo servidor precisa passar pela porta giratória. A única diferença é com relação aos pertences, que, no caso, não precisam ser deixados no guarda-volumes.
Fonte: TJMS