Sistema de reconhecimento facial será destaque na 24ª Reunião de Projetos de TIC

Você está visualizando atualmente Sistema de reconhecimento facial será destaque na 24ª Reunião de Projetos de TIC
Foto: Banco de Imagens do CNJ.
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu consulta on-line para definição de projeto a ser abordado durante a 24.ª Reunião de Apresentação do Portfólio de Programas e Projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), prevista para terça-feira (25/6), às 15h. O prazo para manifestação dos representantes de tribunais que participarão do evento virtual se encerrará na sexta-feira (14/6) e o registro da preferência pode ser feito por meio de formulário on-line.

Os interessados poderão escolher entre três projetos: o Novo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (Novo SNA); o Domicílio Judicial Eletrônico; e o Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP 3.0). A reunião também será oportunidade para melhor conhecimento do Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial (Saref), criado para trazer, por meio da Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-BR), praticidade, segurança e economia no comparecimento remoto em juízo.

Entre as opções de escolha para definição do projeto sob foco na reunião, o Novo SNA é iniciativa que busca a evolução do sistema atual para os padrões da PDPJ-BR. Quanto ao Domicílio Judicial Eletrônico, o objetivo é centralizar comunicações processuais eletrônicas de toda a justiça brasileira. Por fim, o BNMP 3.0 é atualização da ferramenta de gestão do cumprimento de ordens judiciais que envolvem pessoas sujeitas a processos criminais, a fim de atender diretrizes recentes, conforme previsto na Resolução CNJ n. 417/2021.

“A consulta aberta é feita para que os próprios participantes possam eleger o projeto que desejam obter informações mais detalhadas”, explica o chefe da Seção de Gestão de Projetos e de Processos de TIC do CNJ, Rodolfo Guará. “Desde a primeira reunião realizada neste ano, a ideia tem sido de atingir um público cada vez maior e, principalmente, fora da TI, de forma a divulgar e facilitar a adoção dos produtos desses projetos em todos os tribunais”, diz o responsável pela organização do evento on-line.

O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), do CNJ, promove reuniões virtuais com os representantes dos tribunais que atuam com TIC a fim de compartilhar conhecimento, difundir inovações e boas práticas e promover o alinhamento de rotinas de trabalho para, enfim, ofertar atendimento mais seguro e eficiente ao usuário da Justiça.

Na edição anterior, a vigésima terceira dessa série de encontros, realizada no dia 29 de abril, os participantes conheceram um pouco mais sobre o Portal de Serviços e sobre o Data Lake, projeto para o fornecimento de informações acerca de metadados e dados estruturados e não estruturados de processos judiciais. A próxima reunião, a vigésima quinta da série, está agendada para 26 de agosto.

Texto: Luís Cláudio Cicci
Edição: Beatriz Borges
Agência CNJ de Notícias

* Atualizada em 13/06/2024, às 11:55

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados