O Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP 3.0) é a nova versão da ferramenta do Judiciário nacional disponibilizada pelo CNJ para gestão do cumprimento de ordens judiciais que envolvem pessoas sujeitas a processos criminais. Trata-se de política judiciária estruturante construída há mais de uma década, com ampla mobilização dos tribunais, magistradas e magistrados e diferentes setores do CNJ para uma justiça criminal mais moderna e eficiente.

O BNMP 3.0 registra, consolida e integra informações sobre pessoas presas e sujeitas a medidas diversas da prisão em todo o território nacional, com a emissão de documentos obrigatórios para as movimentações necessárias. Além disso, permite que o Judiciário tenha maior autonomia na produção de dados sobre o sistema penal, resultando em políticas mais eficientes em jurisdição criminal.

O BNMP 3.0 é resultado do trabalho do Poder Judiciário para fornecer à sociedade uma ferramenta capaz de contribuir com a construção de políticas criminais baseadas em evidências, com respeito à dignidade humana e à razoável duração dos processos e das penas.

Notícias relacionadas

Conteúdo de responsabilidade do Departamento de Monitoramento e
Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução
de Medidas Socioeducativas (DMF)
E-mail: dmf@cnj.jus.br
Telefone: (61) 2326-4796