O novo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Sidney Pessoa Madruga, tomou posse nesta terça-feira (3/8). Ele ocupa a vaga destinada ao Ministério Público da União (MPU), para mandato de 2021 a 2023.
Sidney Pessoa Madruga é procurador regional da República, com atuação junto ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Direitos Humanos e Interculturalidade e Desenvolvimento pela Universidad Pablo de Olavide, na Espanha. Doutor em Direitos Humanos também pela Universidad Pablo de Olavide.
Com 24 anos de carreira como membro do Ministério Público Federal (MPF), o novo conselheiro se destaca na promoção da justiça e dos direitos fundamentais. Em 2020, foi nomeado corregedor auxiliar da Corregedoria-Geral do MPF e também responde como coordenador nacional do Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral (Genafe).
Durante a cerimônia de posse, o presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, afirmou que a experiência acadêmica do conselheiro, aliada à sua atuação no MPF, trará “inestimável contribuição às ações, projetos e políticas públicas gestadas pelo CNJ”, dando as boas-vindas e desejando sucesso ao novo conselheiro Sidney Madruga.
Lenir Camimura Herculano
Agência CNJ de Notícias
Reveja a cerimônia de posse do conselheiro Sidney Pessoa Madruga