O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) promoveu treinamento sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe) na terça-feira (12/1). No curso da semana, a capacitação será ofertada para três turmas de servidores e assessores das Turmas de Câmaras Cíveis de Direito Público e Coletivo. Para o instrutor Rosivaldo Rodrigues, o primeiro dia de ensino foi produtivo, em especial pelo interesse dos participantes pelo sistema.
“Vieram todas as pessoas que convidamos. Elas já viram esse treinamento uma primeira vez e, pelo que estou percebendo, não estão tendo a mesma dificuldade, ou seja, não teve choque por ser uma ferramenta diferente”, disse.
É o caso do servidor Jefferson Domingos, que há pouco tempo auxiliou na implantação do PJe na Comarca de Santo Antônio do Leverger (MT). Inteirado a respeito do 1º grau, achou relevante participar para se informar também sobre o 2º grau. “Estou muito interessado. Os tribunais estão se adequando. Mato Grosso está saindo na frente em relação ao PJe. A ferramenta é inovadora, desafiadora e ágil. Está começando e, como tudo que está iniciando, vai melhorar. Só por economizar papel, já é muito bom e todos saem ganhando”, observou.
Jussara Cristina Alves Borges, que trabalha no gabinete do desembargador Luiz Carlos da Costa, acredita que a ferramenta irá melhorar o trâmite dos processos. Segundo a servidora, no gabinete são mais de mil processos físicos, e com a implementação do PJe a expectativa é de que a quantidade diminua.
O ensino dos assessores é diferente do ofertado para os advogados, com os quais é tratada a distribuição da ação, ou seja, não há a interação com o processo, como existe no caso dos servidores. O calendário de treinamentos do PJe foi divulgado na última quinta-feira (7/1). Entre as três turmas, a primeira recebeu o treinamento na manhã de terça (12/1) e nesta quarta-feira (13/1). Já a segunda turma recebeu o treinamento na manhã desta quinta-feira (14/1) e terá novo encontro amanhã (15/1) – a parte da tarde foi reservada à terceira turma.
Fonte: TJMT