Com o objetivo de potencializar as rotinas de trabalho e aumentar a produtividade nos serviços prestados, os servidores do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) que são responsáveis pela gestão de processos de trabalho da área judicial e administrativa estão participando do Curso de Formação de Analista de Processos. Com carga de 32 horas, o treinamento foi realizado entre os dias 26 e 29 de abril.
De acordo com Thiago Porto Morais, técnico judiciário da Diretoria de Modernização e um dos responsáveis pelo curso, a partir de agora a gestão de processos do TJSE será realizada de forma científica e reconhecida como uma das melhores ferramentas utilizadas no mundo. “A metodologia de Notação de Modelagem de Processos de Negócios, conhecida pela sigla em inglês BPMN, é usada por todas as grandes corporações privadas” esclareceu o técnico judiciário, informando que o ganho para os usuários da Justiça serão visíveis, pois com as técnicas aprendidas os processos serão potencializados e como consequência lógica disso, acelerada a prestação jurisdicional e administrativa do TJSE.
O administrador de empresas e instrutor do curso, Rildo Santos, que conta com uma experiência de sete anos neste tipo de treinamento, explicou que inicialmente o curso visa atender uma das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que é de melhorar os processos nos Tribunais para dar uma maior celeridade à Justiça. “O curso fará com que os gestores simplifiquem as operações, reduzam desperdícios e retrabalhos, otimizem as suas rotinas e foquem no serviço. No final, o benefício será para a sociedade que receberá uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente”, comemorou o instrutor.
O Curso de Formação de Analista de Processos é realizado através da Escola de Administração Judiciária (ESAJ) que é responsável por toda a logística, contato com instrutores e viabilização do treinamento. “Temos uma programação anual de treinamentos definida, mas sempre que é preciso e nos é solicitado preparamos cursos extras como foi o caso deste treinamento”, explicou a coordenadora da ESAJ, Waleska Prado.
Participam do curso os servidores da Diretoria de Modernização, da Secretaria de Administração e Planejamento e da Secretaria de Tecnologia. “A partir de agora, vou começar a levar esses ensinamentos para a realização do meu trabalho. Mapear a gestão dos processos e aplicar a projetos e à estratégia”, comentou Fabrizio Silvestre, chefe de Divisão de Estatística e Planejamento Estratégico.
Fonte: TJSE