Servidores de tribunal mato-grossense têm semana de curso no PJe

Você está visualizando atualmente Servidores de tribunal mato-grossense têm semana de curso no PJe
Compartilhe

Assessores de gabinete do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) passaram por capacitação sobre o Processo Judiciário Eletrônico (PJe) nesta semana. O treinamento, iniciado na terça-feira (10/11), encerra-se nesta sexta-feira (13/11) na Escola dos Servidores do Poder Judiciário. Instalada em 25 unidades de Primeira Instância, a plataforma, criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tramitam 17 mil processos em Mato Grosso.

As capacitações são importantes por tirarem o medo do novo, do desconhecido, segundo o instrutor Rosivaldo Rodrigues. “Nosso objetivo maior é mostrar para os usuários que vão lidar com o sistema que ele é simples e eficiente. Eles aprendem na prática a usar a ferramenta e se necessitarem de suporte vão identificar com mais facilidade o que precisam solicitar à Coordenadoria de Tecnologia da Informação”, explica.

Utilizar a ferramenta é necessário para modernizar as ações do Judiciário, segundo Alice Sabóia, assessora do gabinete do desembargador Márcio Vidal. “A tecnologia chegou para facilitar o atendimento dos jurisdicionados. Com isso, o processo ganhará mais agilidade. Afinal, é fundamental atender a expectativa do nosso público”, diz.

Entre os usos apresentados, estão a elaboração de decisões monocráticas, criação e envio de minutas e toda a parte de julgamento de processos. Os participantes também tiraram dúvidas sobre o sistema. O próximo treinamento está marcado para 16 e 17 deste mês, com os servidores da secretaria. O ano deve encerrar com o PJe em 5% das varas do estado. Espera-se que o número chegue a 51% em 2016. Até 2018, todas as unidades judiciárias de primeiro e segundo grau deverão utilizar o PJe.

Fonte: TJMT