Servidores da justiça eleitoral em TO passam por capacitação para elaboração de pareceres e relatórios técnicos

Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), por meio da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (COEDE) realizou curso de dois dias para capacitação de servidores na elaboração de pareceres e relatórios técnicos. Foram beneficiados os servidores que trabalham nas assessorias técnicas do Tribunal.  Foram ofertadas 35 vagas, sendo que cinco foram destinadas aos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO), como forma de integrar as áreas de capacitação entre os dois Tribunais.

O curso foi ministrado pela mestra em lingüística, Sibele Letícia Biazotto, e tem como objetivo trabalhar de forma prática e vivencial todos os recursos indispensáveis à produção de textos que possibilitem uma comunicação mais eficiente, persuasiva e adequada nas organizações públicas. O programa tem como principais tópicos, os princípios norteadores da produção textual, entre eles: como definir claramente o objetivo do texto; adequar a linguagem ao público;  evitar vícios de linguagem e cuidando do parecer e do relatório.
 
De acordo com o Chefe da Seção de Desenvolvimento Organizacional e Capacitação (SECAP), Dourival Alves dos Reis Filho(Dodi), o curso possibilita a elaboração de relatórios e pareceres técnicos com mais objetividade e de forma coesa. “As assessorias terão mais segurança ao elaborar pareceres e relatórios de forma coesa, sucinta e facilmente inteligível.” concluiu.
 
A assessora do juiz membro da Corregedoria, Marisa Webler, está no seu 3º curso de capacitação. Segundo ela, é preciso ter uma preocupação constante com a escrita. “O curso é uma forma de aperfeiçoamento da linguagem e aprimoramento do texto, pois trabalhamos com análise processual e minuta de decisões”, finalizou. 
 
Para o Técnico Judiciário Sergio Francatti do Nascimento, o curso permite aos servidores relembrar regras de linguagem, o que possibilita que os pareceres e relatórios sejam elaborados corretamente tanto na forma como no conteúdo gramatical. “A instrutora apresenta o curso com tal dinamismo que prende o interesse dos alunos, o que provoca um ótimo aproveitamento”, disse.

Fonte: TRE-TO