Servidores concluem etapa presencial do curso de conciliação

Você está visualizando atualmente Servidores concluem etapa presencial do curso de conciliação
Compartilhe
Servidores da Comarca de Russas (CE) e regiões vizinhas concluíram a etapa presencial do curso sobre mediação e conciliação, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), na semana passada. O treinamento ocorreu no auditório da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) de Russas, a 160 quilômetros de Fortaleza.

Ao todo, participaram da aula presencial 40 alunos de Fortim, Aracati, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Quixeré, Palhano, Ibicuitinga, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Jaguaribara, Jaguaretama, Jaguaribe, Iracema, Pereiro, Ererê, Ibaretama, Quixadá, Choró-Limão, Banabuiú, Alto Santo, Potiretama e Russas.

Na ocasião, eles aprenderam a realizar sessão conciliatória e a preparar o ambiente físico adequado para as audiências. A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira (supervisora do Nupemec) e o juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira (coordenador do núcleo) acompanharam os trabalhos e falaram sobre os preparativos para a Semana Nacional da Conciliação, programada para o período de 24 a 28 de novembro.

Também estiveram presentes os juízes Raimundo Lucena Neto (1ª Vara de Russas) e Francisco Ireilton Bezerra Freire (Vara Única de Tabuleiro do Norte). Atuaram como instrutores os servidores Flávio Rodrigues, do 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza, e Mário Fillipe Cardoso de Abreu, diretor do núcleo. Os profissionais foram capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O curso consiste em três etapas, sendo uma teórica a distância (34 horas-aula), outra teórica presencial (10 horas-aula) e a última, um estágio supervisionado (dez sessões de conciliação). O certificado de conclusão será emitido pelo Nupemec somente após o aluno concluir todas as fases, com aproveitamento satisfatório.

Já foram realizados treinamentos nos polos de Sobral (08/08) e Juazeiro do Norte (22/08). Os próximos ocorrerão em Fortaleza (07/11) e Tauá (21/11). A ideia é que todos os municípios do estado sejam contemplados. A iniciativa tem como objetivo capacitar servidores e terceirizados para atuar como mediadores e conciliadores voluntários do Poder Judiciário, conforme a Resolução nº 125 do CNJ.

Fonte: TJCE