Serviço Telejudiciário é acionado 24,5 mil vezes em 2015 no Maranhão

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O Telejudiciário, serviço de atendimento ao cidadão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), registrou, em 2015, 24.499 atendimentos até 10 de dezembro. Dentro do estado, o acesso pode ser feito pelo número 159. Pedidos de informações gerais sobre o Judiciário foram o item mais solicitado pelos usuários (10.495). Em segundo lugar, estão as consultas a processos. Em seguida, vêm as manifestações da Ouvidoria — reclamações, denúncias, sugestões, com 1,360 ocorrências. E, na quarta posição, a geração de senhas aos servidores (1.194).

O serviço auxiliou a Corregedoria-Geral da Justiça a agendar casamentos comunitários, com 1.096 atendimentos em junho. Outra parceria foi mantida com o Núcleo de Conciliação, com 345 marcações de sessões conciliatórias. O serviço foi acionado, também, por interessados em informações sobre plantões judiciais, correições, sessões do Tribunal do Júri, agendamento de audiências de conciliação e outras opções.

Nos últimos 12 meses, a unidade focou em aprimorar a prestação de serviços voltados para o cidadão, com o objetivo de promover maior aproximação entre o Judiciário e a sociedade, que busca informações sobre o funcionamento da Justiça, segundo o chefe da Divisão do Telejudiciário, Fábio Martins. Para os servidores, são oferecidos serviços de consulta de processos administrativos, formulários-padrão de requerimento, registro de senha provisória para acesso ao Portal do Servidor e informações sobre o plano de cargos, carreira e vencimentos, direitos e deveres e alterações no boletim financeiro.

Tecnologia – O serviço utiliza tecnologia moderna e é gerenciado pelo sistema Attende, que agiliza o atendimento. Uma equipe de 16 atendentes, uma supervisora e três auxiliares se revezam para manter o funcionamento do setor. Usuários podem acionar o serviço de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fonte: TJMA