Senado aprova indicação de Mauro Campbell para cargo de corregedor nacional de Justiça

Você está visualizando atualmente Senado aprova indicação de Mauro Campbell para cargo de corregedor nacional de Justiça
Ministro do STJ Mauro Campbell em sabatina no Senado Federal. FOTO: Roque de Sá/Agência Senado
Compartilhe

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (19/6), a indicação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques para o cargo de corregedor nacional de Justiça até 2026. Ele deve assumir em setembro o cargo exercido atualmente pelo ministro do STJ Luis Felipe Salomão.

Também nesta quarta-feira, o ministro Campbell foi sabatinado pelos integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e, ao final, sua indicação foi aprovada. Entre outras atribuições, a Corregedoria Nacional de Justiça exerce funções de inspeção e correição e do processamento de reclamações e denúncias relativas às atividades de magistrados e magistradas. O órgão também atua na regulamentação e no controle das atividades dos cartórios extrajudiciais.

Mauro Luiz Campbell Marques é graduado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett no Rio de Janeiro. Atua como ministro do STJ desde 2008 em vaga destinada ao Ministério Público. Há dois anos, é diretor da Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados. Campbell Marques ingressou no Ministério Público do Amazonas em 1987. Antes, foi advogado e assessor do Tribunal de Contas do estado.

Agência CNJ de Notícias, com informações da Agência Senado

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Macrodesafio - Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais