Seminário sobre infância acontece nesta sexta-feira em Montes Claros (MG)

Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um dos realizadores do II Seminário “Toda Criança Em Família” que acontece nesta sexta-feira (28/08), em Montes Claros (MG).  O CNJ participa do evento  por meio dos seus programas “Nossas Crianças, Um Dever de Todos” e do projeto “Casas de Justiça e Cidadania” . O seminário vai discutir propostas voltadas para a integração familiar e que possam contribuir com o desenvolvimento da população, principalmente em questões ligadas à dignidade humana. O seminário está sendo promovido por entidades de Minas Gerais e órgãos de abrangência nacional.

Na programação do dia está prevista a participação da jornalista Leila Ferreira, que falará sobre o papel da mulher na família e na vida profissional. Outro painel contará com a presença de um representante da Organização das Nações Unidas (ONU), que abordará a situação da “Instituição Familiar no Mundo Contemporâneo”. O escritor e chargista Ziraldo foi convidado para falar sobre o tema “As crianças” para contar um pouco sobre sua experiência com o mundo infantil. O vice-governador de Minas Gerais Antônio Augusto Junho Anastásia também estará no seminário para apresentar o tema “Evolução do Modelo Familiar à Luz do Desenvolvimento Econômico Brasileiro”.

O seminário será realizado a partir das 8 horas no Portal Eventos, na Rua Tupinambás, nº 535 – Melo, em Montes Claros, pela Associação dos Municípios da Área Mineira da  Sudene , Governo de Minas Gerais, CNJ e Comissão Estadual Judiciária de Adoção, além de outras 16 entidades e instituições. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone  (38) 3212-2219.

Casas de Justiça – O projeto “Casas de Justiça e Cidadania”, iniciado pelo CNJ em dezembro do ano passado, objetiva levar aos cidadãos brasileiros acesso aos seus direitos por meio do trabalho voluntário e de parceria com a sociedade. A idéia é aproveitar as ações sociais que já existem e buscar novas iniciativas em todo o país, além de utilizar o espaço físico dos fóruns, como salas de reunião e auditórios – nos momentos em que não estão sendo utilizados por atividades forenses – para promover assistência judiciária, prestar informações sobre serviços públicos, oferecer cursos profissionalizantes e palestras direcionadas para a cidadania e o desenvolvimento social. A proposta pretende possibilitar a formação de uma rede de solidariedade no âmbito do Judiciário.

Já o programa “Nossas Crianças Um Dever de Todos” foi lançado pelo CNJ em outubro de 2008. É dividido em cinco programas e tem como objetivo principal garantir e efetivar os  direitos das crianças e adolescentes.
 

 

EN/HC/SR

Agência CNJ de Notícias