Seminário no ES discutirá, com apoio do Judiciário, drogas e medidas socioeducativas

Compartilhe

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Regional Sul do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), que traz como tema ‘O Impacto do Uso de Drogas nas Medidas Socioeducativas’. O evento promete ser um momento de debate e reflexão. Está programado para acontecer no dia 21 de outubro, das 08 às 17 horas, no auditório do Centro Universitário São Camilo, no bairro Paraíso, em Cachoeiro de Itapemirim, naquele estado.

Além da rede socioeducativa da Regional Sul, o evento será aberto à comunidade local e contará com a presença de autoridades e profissionais especializados no assunto. Para o seminário serão disponibilizadas 250 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail eventosul@iases.es.gov.br. Conforme imformações dos organizadores, o objetivo é promover um debate construtivo sobre o impacto do consumo indevido de drogas na vida de adolescentes e jovens, trabalhando a conscientização em vista do aumento do índice de violência acarretado pelo uso de drogas.

De acordo com a gerente do Escritório Regional Sul do Iases, Cláudia Giuliatte, o encontro vai ser uma forma de sensibilizar o poder público e a comunidade sobre o tema. “Será uma discussão ampla envolvendo diversos setores, como o Poder Municipal e o Sistema de Justiça. Vamos debater a importância do tratamento adequado para a dependência química. Em algumas situações, existem outras alternativas que podem ser mais adequadas do que a inserção do adolescente na medida socioeducativa”, explicou.

Referências – Além das palestras e debates, a programação do seminário conta com apresentações culturais preparadas pelos socioeducandos das Unidades Regionais Sul e exposição de artesanatos produzidos na Oficina de Talentos do Centro de Referencia Especializado da Assistência Social (Creas), que inclui adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto.

O primeiro tema a ser abordado no evento será “Os principais desafios do consumo de drogas ilícitas na vida dos adolescentes e jovens”. O assunto será debatido pelo presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim, Leonardo Pacheco Pontes, e pela secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Colatina, Maria Júlia Rosa Chaves Deptulski. A mediação do debate será feita pela diretora presidente do Iases, Silvana Gallina.

Um segundo painel, por sua vez, discutirá o desafio no acesso ao direito da saúde. Essa etapa do seminário contará com a presença do promotor da Vara da Infância e da Juventude de Cachoeiro de Itapemirim, Paulo César Moreira Nóbrega, da promotora de justiça da 2° Promotoria Cível de Cachoeiro de Itapemirim, Ana Carolina Lage Serra, e de duas representantes do Centro de Prevenção e Tratamento ao Tóxicomano de Vitória (CPTT) – a assistente social Maria das Graças Seabra de Melo e a psicóloga Marta Jorge Fernandes. A mediação será feita pelo assessor jurídico do Iases, André Luiz da Silva Lima. Na ocasião também será divulgada uma pesquisa sobre o tema, realizada pelo Núcleo de Saúde do Iases. 

Parceiros – O seminário é uma realização do Escritório Regional Sul do Iases e conta com o apoio de vários parceiros, como a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, a Câmara do município, o Ministério Público Estadual, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e o Sindicado da Indústria de Panificação do Espírito Santo (Sindipães). Além desses, empresas privadas como o Centro Universitário São Camilo, Itapuã Calçados, Selita, Multimóveis, Floricultura Florisbela, Cola Veículos, Vital Tecno e Café Campeão estão apoiando o seminário. Regional Sul

O Escritório Regional do Iases está localizado em Cachoeiro de Itapemirim e é a referência de gestão e articulação da rede interinstitucional socioeducativa na Região Sul. Em Cachoeiro de Itapemirim, também estão localizadas as Unidades de Internação Provisória e de Internação da Regional Sul, que estão sendo ocupadas de forma gradativa.A gestão do local é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a organização social Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), por meio de um contrato de gestão compartilhada. O atendimento socioeducativo realizado no local é baseando no Modelo Pedagógico Terapêutico Amigoniano.

Do TJES com Iases