Seminário apresenta estudo sobre redução de jovens em medidas socioeducativas

Você está visualizando atualmente Seminário apresenta estudo sobre redução de jovens em medidas socioeducativas
Foto: Luiz Silveira/Ag. CNJ.
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, na próxima sexta-feira (8/11), às 17h, mais uma edição dos Seminários de Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias, promovidos pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ). Na ocasião, será apresentado o resultado do estudo Redução de adolescentes em medidas socioeducativas no Brasil (2013–2022): condicionantes e percepções, da 6.ª edição da série Justiça Pesquisa. O evento ocorrerá pela plataforma virtual Cisco Webex Meetings com transmissão pelo canal oficial do CNJ no YouTube.  

A pesquisa buscou investigar e identificar a redução de adolescentes em restrição de liberdade no sistema socioeducativo, especialmente a redução do número de adolescentes em atendimento no meio fechado. A apresentação dos resultados será feita pelo Instituto Cíclica, em parceria com o Observatório de Socioeducação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instituições responsáveis pela realização do estudo. 

Justiça Pesquisa

A série “Justiça Pesquisa” foi concebida com a finalidade de realizar estudos e investigações científicas de interesse do Poder Judiciário brasileiro, por meio da contratação de instituições sem fins lucrativos, incumbidas da realização de pesquisas e projetos de desenvolvimento institucional.  

A orientação desses trabalhos tem como base dois eixos estruturantes e complementares. O eixo “Direitos e Garantias Fundamentais” enfoca aspectos relacionados à realização de liberdades constitucionais, a partir do critério funcional de ampliação da efetiva proteção a essas prerrogativas constitucionais. Já o eixo “Políticas Públicas do Poder Judiciário” volta-se para aspectos institucionais de planejamento, gestão e fiscalização de políticas judiciárias a partir de ações e programas que contribuam para o fortalecimento da cidadania e da democracia.  

O CNJ não participa diretamente dos levantamentos e das análises de dados e, portanto, as conclusões contidas nos relatórios não necessariamente expressam posições institucionais ou opiniões dos pesquisadores do Conselho.  

Série de seminários

Os seminários Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias, também desenvolvidos pelo Departamento de Pesquisas Judiciais do CNJ, têm como objetivo capacitar os participantes na condução de pesquisas empíricas, abordando desde a produção e a análise de dados até as demais etapas do processo de construção de estudos e investigações aplicadas ao Direito. 

Serviço 

Seminário de Pesquisas Empíricas aplicadas às Políticas Judiciárias – Redução de Adolescentes em Medidas Socioeducativas 

Data: 8 de novembro de 2024
Horário: das 17h às 19h
Local: plataforma virtual Cisco Webex Meetings com transmissão pelo canal oficial do CNJ no YouTube 

 Texto: Jéssica Vasconcelos
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias 

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal