A II Semana Estadual do Júri do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) teve início nesta segunda-feira (26/06) com 152 julgamentos agendados, dos quais 25 estão previstos para ocorrer no Fórum Clóvis Beviláqua da capital e outros 127 em fóruns de cidades do interior.
Esses julgamentos vão ocorrer até a próxima sexta (30/06), envolvendo casos de crimes dolosos contra a vida (homicídio, infanticídio, incitação ao suicídio e aborto).
Foram priorizados processos de réus presos e com denúncia recebida até 31 de dezembro de 2012, conforme meta da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).
“Nós sempre fazemos júri diariamente. Essa semana é para intensificá-los e também dar publicidade ao trabalho”, disse a juíza Danielle Pontes de Arruda Pinheiro, titular da 1ª Vara do Júri de Fortaleza.
O mutirão conta com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil -Seccional Ceará (OAB-CE), das secretarias da Segurança Pública e da Justiça e Cidadania do Estado, responsáveis pela condução dos réus presos para a sessão, do Ministério Público e da Defensoria Pública.
A juíza Daniela Lima da Rocha, auxiliar da 3ª Vara do Júri, disse que, neste evento, as instituições envolvidas, a partir da iniciativa do Poder Judiciário, se irmanam para dar visibilidade à sociedade da preocupação, que é de todo cidadão, com a violência, na tentativa de também dar uma resposta para essa insegurança.
Os julgamentos são acompanhados por advogados, estudantes e pessoa da comunidade. Em Fortaleza, cerca de 600 alunos de Direito se inscreveram para assisti-los. “Nossas portas estão abertas para a sociedade”, informou a juíza Danielle Pontes.
Fonte: TJCE