Semana da Justiça pela Paz em Casa tem 220 audiências pautadas em Maceió

Você está visualizando atualmente Semana da Justiça pela Paz em Casa tem 220 audiências pautadas em Maceió
Compartilhe

O 1º e 2º Juizados de Violência Doméstica e Familiar de Maceió pautaram 220 audiências para a Semana da Justiça pela Paz em Casa. O mutirão começa na próxima segunda-feira (19/8) e segue até sexta-feira (23/8). O objetivo é dar mais celeridade aos processos que envolvem violência contra a mulher.

No 1º Juizado, localizado no Centro (Praça Sinimbu), serão 120 audiências de instrução e julgamento, a partir das 8h. “Essa força-tarefa é essencial para acelerar a tramitação dos processos, considerando o alto volume de casos que envolvem violência doméstica e familiar contra a mulher”, afirmou a juíza Soraya Maranhão, titular da unidade.

Segundo a magistrada, é preciso oferecer uma resposta rápida e eficaz às vítimas e à sociedade, assegurando a punição adequada dos agressores. “A celeridade na aplicação da lei é fundamental para prevenir a reincidência desses crimes, reafirmando a proteção dos direitos fundamentais das mulheres e reforçando o compromisso de que a violência de gênero não será tolerada”.

Já as audiências do 2º Juizado ocorrerão, a partir das 8h, no Centro Judiciário de Solucão de Conflitos (Cejusc), no prédio anexo ao Fórum do Barro Duro. De acordo com o titular da unidade, juiz Alexandre Machado, estão previstas 100 audiências criminais e de medidas protetivas.

“Temos a oportunidade de chamar a atenção da sociedade para o fenômeno da violência doméstica e familiar, convidando a população a participar deste enfrentamento, ao tempo que conseguimos diminuir o tempo de duração do processo, o que aumenta a confiança do jurisdicionado na resposta que o Judiciário e toda a rede de proteção podem dar, estimulando novas denúncias”, reforçou o juiz.

A força-tarefa, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também ocorrerá em unidades judiciárias do interior de Alagoas

Fonte: TJAL