Semana da Conciliação no MA resultou em 179 acordos de valores que chegam a R$ 255 mil

Compartilhe

Balanço sobre o primeiro dia da Semana Nacional da Conciliação no Maranhão constatou que, das 851 audiências realizadas na segunda-feira (29/11) em varas e juizados especiais do estado, foram homologados R$ 255.629,32 em 179 acordos e atendidas 2.185 pessoas.

Os dados foram divulgados pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). De acordo com o corregedor Antonio Guerreiro Júnior, ainda que parciais os números expressam um resultado positivo.“Creio que até sexta-feira atingiremos índice de acordos próximo a 80% com as mais de 14 mil audiências agendadas”, afirmou. Para se ter idéia do aumento da procura por parte da população este ano, em 2009, a Semana Nacional da Conciliação confirmou, no Maranhão, 69% de acordos em 8.432 audiências.

Além do balanço da corregedoria, grandes empresas que participam das audiências dentro da Semana da Conciliação, a exemplo das Lojas Gabryella, estão fazendo a contagem de acordos viabilizados à parte. Motivo pelo qual, somente no final da semana tais números serão totalizados com os da CGJ. Já se sabe, no entanto, que a Gabryella conseguiu 324 acordos com clientes no primeiro dia de mobilização.

A semana da conciliação 2010 foi aberta pelo corregedor geral da Justiça do TJMA no 3º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo (Bairro de Fátima), onde estão agendadas 262 audiências até o final da semana. Em três salas da unidade – a recordista de audiências na capital – os trabalhos de conciliação envolvem 14 servidores. Na semana deste ano, um total de 77 comarcas, 28 juizados especiais e 101 varas terão audiências pela manhã e à tarde.

 

Da Ascom/CGJ do TJMA