Semana da Conciliação atendeu 145 mil pessoas na Bahia

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) divulgou o balanço oficial da Semana Nacional de Conciliação (SNC) deste ano, e um dado sobre a abrangência da iniciativa chama a atenção: cerca de 145 mil pessoas foram atendidas nas comarcas do Poder Judiciário baiano ao longo dos dez dias do movimento pela conciliação.

Este ano, a Semana Nacional de Conciliação do TJBA foi realizada de 5 a 14 de novembro, abrangeu todas as comarcas do Judiciário baiano e envolveu unidades judiciais de competência cível, criminal e as que lidam com a resolução de conflitos na fase pré-processual, tais quais os Balcões de Justiça e Cidadania (BJC). Foram mais de 35 mil audiências de conciliação realizadas, das quais 50% resultaram na celebração de acordo e que deverão movimentar mais de R$37 milhões.

Mobilização social – Para atender essas cerca de 145 mil pessoas e auxiliá-las na resolução dos conflitos através da conciliação, trabalharam na SNC do Tribunal de Justiça da Bahia 208 magistrados, 210 juízes leigos, 741 conciliadores, além de milhares de servidores do TJBA.

Mas, por se tratar de uma iniciativa que busca disseminar a cultura da conciliação em toda a sociedade, a Semana Nacional de Conciliação também contou com o auxílio de instituições de ensino superior e dos cidadãos.

Ao longo dos dez dias de SNC, 2.168 colaboradores voluntários auxiliaram nas audiências e nos trabalhos das unidades judiciais, ressaltando a importância da mobilização da sociedade na promoção do movimento pela conciliação. Destes voluntários, 822 foram estudantes de Direito inscritos por instituições de ensino superior baianas e até mesmo de outros estados.

Aprovação –  Além dos índices positivos e dos números expressivos, o sucesso desta campanha pela conciliação do TJBA também pode ser confirmado pela satisfação demonstrada da população ao longo da SNC. Contando com a participação de 6.431 pessoas, a Pesquisa Qualitativa do TJBA levantou dados sobre a aprovação das partes em quesitos tais quais cordialidade, atenção e educação do conciliador, atendimento no Poder Judiciário e avaliação do resultado obtido nas audiências de conciliação.

Os números não mentem: 90% das partes consideraram como “Bom” ou “Ótimo” todos os critérios elencados para apreciação, ratificando o empenho de todos os participantes da SNC em promover a cultura da conciliação entre os jurisdicionados, para que os mesmos resolvessem seus conflitos amigavelmente através do acordo.

Do TJBA