Semana da Conciliação movimenta Comarca de Palmas

Compartilhe

 

Já está quase tudo pronto para a Semana Nacional da Conciliação na Comarca de Palmas. Durante a mobilização, que acontece no período de 3 a 8 de dezembro, a meta é que cerca de 900 audiências, das 1,8 mil previstas para o Tocantins, sejam realizadas na Capital, onde a expectativa é cumprir 70% de conciliação.

Segundo o conciliador coordenador da semana no estado, Paulo Beli, em Palmas, a primeira vara a enviar processos para a a semana foi a 1ª de Família, cuja titular é a juíza Célia Regina (53 processos). Em seguida enviaram a 2ª Vara de Família, do juiz Nelson Coelho (32 processos); a 3ª Vara de Família (24 processos), e o Juizado Criminal, do juiz Gilson Corrêa (16 processos).

Além disso, Beli informa que algumas empresas, como a Vivo e a Credicard, já estão enviando propostas de acordo. Este ano, todas as atividades ocorrerão nas próprias varas e juizados. As comarcas que devem participar da semana são as de Palmas, Araguaína, Gurupi, Guaraí, Colinas do Tocantins e Colméia. Em todas as audiências os juízes serão auxiliados por conciliadores.

No ano passado, o Estado fez 700 audiências e obteve 52% de conciliação. Na Capital foram 377 audiências e 44% de conciliação.

O objetivo da semana, um projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é alcançar um alto nível de acordos e com isso difundir o intuito da conciliação como forma de solução de conflito.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Tocantins)