Secretário do CNJ ministra palestra sobre alinhamento de gestão administrativa no TJMA

Compartilhe

O secretário do controle interno do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maurício Carvalho, ministrou a palestra “Alinhamento da Gestão Administrativa no Judiciário” aos coordenadores e chefes do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) na manhã da última quinta-feira (11/03), no auditório do tribunal.  

O palestrante apresentou à platéia o Balanced Scorecard (BSC) ferramenta de medição e gestão de desempenho que o CNJ utiliza para estabelecer as metas de nivelamento do Judiciário Nacional. Em 2008, foi contratada a empresa Symnetics, representante da BSC no Brasil, para capacitar a equipe do Conselho e dos Tribunais de Justiça.

A ferramenta abrange diversas etapas: financeiro, processos internos do negócio, visão estratégica, aprendizado e crescimento e cliente. Carvalho destacou a importância de alinhar o planejamento estratégico com as ações operacionais da instituição, o que será alcançado por meio de ações planejadas, com foco na meta – onde se pretender chegar e no plano de ação – como chegar.

Planejamento – O presidente do TJMA, desembargador Jamil Gedeon, abriu a reunião destacando a importância da participação e engajamento dos colaboradores na concretização do planejamento estratégico: “A mudança de comportamento e da cultura organizacional somente serão possíveis com uma equipe coesa e o envolvimento de todos”, disse.

Maurício Carvalho mencionou, uma a uma, as metas de nivelamento estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2010 e destacou o papel do servidor no alcance dessas metas pelo Tribunal de Justiça do Maranhão: conhecer suas responsabilidades; assumir suas competências; conhecer o seu negócio; aceitar críticas para a melhoria do seu trabalho, refletir sobre suas práticas para buscar a melhoria; trabalhar em equipe e em processo e otimizar esforços no alcance das metas.

A fim de motivar os servidores, a palestra foi arrematada por uma dinâmica de grupo, enfocando o comprometimento de todos na solução dos problemas internos, com base nessas atitudes recomendadas ao servidor.

No final, a coordenadora do Núcleo do Planejamento Estratégico (NPE), a juíza Sônia Amaral reforçou a solicitação para que os magistrados e servidores participem do processo de alinhamento do planejamento estratégico do TJ à proposta do Plano Plurianual que será remetido ao Legislativo Estadual.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJMA