RR: Ouvidoria se consolida como ferramenta para melhorar gestão do Judiciário

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A cada solicitação, reclamação, ou sugestão feita pela população na Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), a instituição aperfeiçoa os procedimentos e se torna cada vez mais eficiente. Neste ano, o setor já recebeu 130 manifestações, sem contar as centenas de atendimentos informais por telefone e aplicativos de mensagens.

A tendência é que a Ouvidoria do Tribunal feche o ano com crescimento nas demandas. Em 2020, foram 481 demandas – média de 40 atendimentos por mês. O ouvidor-geral do TJRR, desembargador Ricardo Oliveira, destaca que, mesmo durante a pandemia da Covid-19 – a unidade continua empenhada para ajudar a população.

“A Ouvidoria torna efetivo o direito à adequada prestação dos serviços, para que os agentes e prestadores de serviços públicos observem diretrizes como urbanidade, respeito, acessibilidade e cortesia no atendimento aos usuários; além do cumprimento do dever legal. Nosso papel é estabelecer um elo entre as instituições e seus usuários, com busca contínua da qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios dos cidadãos”, explica.

Os atendimentos mais recorrentes no TJRR se referem a pedidos de informações e solicitações diversas, como auxílio para localizar setores e informações sobre o andamento de demandas. O canal contempla também os pedidos feitos com base na Lei de Acesso à Informação.

Entre as manifestações formais feitas neste ano, foram recebidas 64 manifestações pelo site, 31 pelo aplicativo de mensagens, 24 por e-mail e as demais pelos outros meios de acesso disponíveis.

Fonte: TJRR