Rondônia: Movimento pela Conciliação alcançará todas as comarcas do Estado

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, engajando-se no Movimento pela Conciliação, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), promoverá treinamento e capacitação a todos os conciliadores e assessores de juízes de varas cíveis. O treinamento, que tem como multiplicadora a juíza Maria Abadia, titular da Vara do Juizado Especial de Ji-Paraná, que esteve em Brasília participando do curso piloto, será promovido em dois grupos e atingirá todo o Estado. 

Nos dias 24 e 25 de novembro será a vez da Comarca de Ji-Paraná sediar o treinamento, do qual participarão conciliadores e assessores de varas cíveis lotados em Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena, Espigão do Oeste, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Alvorada do Oeste, São Miguel do Guaporé, Costa Marques, Jarú, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, Alta Floresta, Nova Brasilândia e Machadinho do Oeste. Nos dias 01 e 02 de dezembro, o curso será ministrado na Capital e irá atender aos conciliadores/assessores desta Comarca e de Ariquemes, Buritis e Guajará Mirim.

Todos os 124 conciliadores/assessores receberão as técnicas e orientações transmitidas em Brasília, que lhes servirão de ferramentas para o desenvolvimento do seu trabalho diário, na dinamização e efetivação de acordos que atendam aos interesses das partes e, principalmente, proporcionem a restauração das relações sociais, fragilizadas pelo conflito.

No dia 08 de dezembro, data em que acontece o Dia Nacional da Conciliação, as 22 Comarcas do Estado de Rondônia, sob o comando da Comissão Coordenadora dos Juizados Especiais do Estado, presidida pelo Desembargador Paulo Kiyochi Mori, realizarão a Mega Operação Justiça Rápida ITINERANTI, ocasião onde serão postas em práticas as técnicas difundidas no curso.

A expectativa é que sejam realizadas em torno de 1200 audiências, operação que envolverá aproximadamente 300 servidores e contará com a participação do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil e acadêmicos do curso de direito. (Assessoria de Comunicação Social do TJ-RO)