O robô Ágata, criado pelo Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), será compartilhado com o TRT da 2.ª Região, em São Paulo, a maior corte trabalhista do país. O acordo de cooperação técnica entre as duas instituições foi assinado em janeiro deste ano e permite o uso da ferramenta. Esse tipo de acordo promove ações de interesse comum, com colaboração mútua e sem custos.
A vice-presidente do TRT-BA, desembargadora Léa Nunes, afirma que a parceria reforça o compromisso do Regional com a inovação e a colaboração. “O robô Ágata foi desenvolvido com excelência pelo corpo técnico do nosso tribunal. A parceria firmada com o TRT de São Paulo contribui para uma Justiça do Trabalho mais moderna e ágil em benefício da sociedade”, ressalta.
Funcionalidade
Ágata está em operação desde 2 de maio de 2024. O robô automatiza o envio de processos marcados como aptos ao TST, desde que não tenham recursos pendentes de análise. O objetivo é reduzir o tempo de tramitação gerando mais efetividade na prestação dos serviços de remessa de recursos. A iniciativa foi proposta pela vice-presidente do TRT-BA, desembargadora Léa Nunes, e desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) com apoio da Secretaria de Recurso de Revista.