Robô criado por tribunal baiano será utilizado pela Justiça do Trabalho de São Paulo

Você está visualizando atualmente Robô criado por tribunal baiano será utilizado pela Justiça do Trabalho de São Paulo
Foto: Ascom TRT5
Compartilhe

O robô Ágata, criado pelo Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), será compartilhado com o TRT da 2.ª Região, em São Paulo, a maior corte trabalhista do país. O acordo de cooperação técnica entre as duas instituições foi assinado em janeiro deste ano e permite o uso da ferramenta. Esse tipo de acordo promove ações de interesse comum, com colaboração mútua e sem custos.

A vice-presidente do TRT-BA, desembargadora Léa Nunes, afirma que a parceria reforça o compromisso do Regional com a inovação e a colaboração. “O robô Ágata foi desenvolvido com excelência pelo corpo técnico do nosso tribunal. A parceria firmada com o TRT de São Paulo contribui para uma Justiça do Trabalho mais moderna e ágil em benefício da sociedade”, ressalta.

Funcionalidade

Ágata está em operação desde 2 de maio de 2024. O robô automatiza o envio de processos marcados como aptos ao TST, desde que não tenham recursos pendentes de análise. O objetivo é reduzir o tempo de tramitação gerando mais efetividade na prestação dos serviços de remessa de recursos. A iniciativa foi proposta pela vice-presidente do TRT-BA, desembargadora Léa Nunes, e desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) com apoio da Secretaria de Recurso de Revista.

Fonte: TRT-5

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados