Rio Grande do Norte: Expectativa é de um grande número de conciliações

Compartilhe

A 1ª Instância da Justiça do Trabalho potiguar agendou para esta sexta-feira, 08 de dezembro, Dia Nacional da Conciliação, uma pauta de audiências com processos potencialmente aptos à conciliação. Durante toda a semana  de 04 a 08 de dezembro  foram realizadas audiências em virtude do Movimento pela Conciliação que acontece em todos os segmentos da Justiça brasileira. Cerca de 700 processos foram agendados para tentativa de solução. 

De acordo com o coordenador do Movimento da Justiça do Trabalho-RN, o juiz Ricardo Espíndola, "a idéia é difundir da forma mais ampla possível, o conceito de que conciliar é a melhor maneira de resolver os conflitos". Vários processos já foram conciliados durante a semana, porém, a expectativa é que aumente o número de conciliações nesta sexta-feira, com a intensificação de audiências em todas as Varas do Trabalho da capital.

No Dia Nacional da Conciliação, está sendo realizada uma grande mobilização do judiciário brasileiro em prol da conciliação por todo país, e a Justiça do Trabalho potiguar reafirma e reforça a difusão e prática dos princípios da solução amigável dos conflitos.

As audiências de conciliação marcadas para hoje, serão realizadas no Prédio Ministro Guimarães Falcão, onde funcionam as oito Varas do Trabalho da capital,  na Avenida Capitão-Mor Gouveia, 1738-Lagoa Nova, e nas Varas do Trabalho do interior, nas respectivas sedes da 1ª Instância da Justiça  trabalhista.

Além disso, está sendo realizada uma reunião na presidência da Corte Trabalhista, onde será amplamente discutido o tema "Conciliação" com as principais entidades representativas de empregados e empregadores. Para tanto, foram convidadas as Centrais Sindicais e Federações do Estado. "A intenção maior, é a de fomentar e difundir a cultura saudável da conciliação" afirmou o desembargador Eridson Medeiros, presidente do tribunal. (Assessoria de Comunicação Social-TRT/RN)