Resultado de encontro sobre juizados especiais será apresentado na próxima sessão do CNJ

Compartilhe

As conclusões do I Encontro Nacional dos Juizados Especiais Estaduais e Federais serão apresentadas na próxima sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no dia 29 de novembro. A Comissão dos Juizados Especiais do CNJ vai levar ao plenário o diagnóstico daquele segmento especializado do Judiciário e propor a adoção de medidas para aprimorar o planejamento estratégico e a operacionalidade daqueles órgãos.

Durante os dois dias em que estiveram reunidos em Brasília, os representantes daqueles juizados utilizaram técnicas de planejamento para debater e votar projetos estratégicos para otimizar o funcionamento dos mesmos. Entre as principais soluções apontadas pelos coordenadores estão o intercâmbio de experiências e o aperfeiçoamento dos sistemas regionais para possibilitar a troca de informações e a geração de estatísticas.

"O evento foi muito importante porque estabeleceu um diálogo entre os Juizados Estaduais e Federais e se chegou a um consenso sobre a visão e a missão dos mesmos", afirmou a conselheira Germana Moraes.

"Outra questão relevante é o estabelecimento de metas para o planejamento estratégico. A participação do CNJ nesse aspecto consolida ainda mais seu papel na política de estruturação do Judiciário", acrescentou ainda o conselheiro Eduardo Lorenzoni.

A Comissão dos Juizados, composta pelos conselheiros Germana Moraes e Eduardo Lorenzoni, adiantou ainda que o II Encontro Nacional de Juizados Federais e Estaduais será realizado em setembro de 2006 e já poderá vislumbrar os primeiros avanços conquistados a partir deste primeiro congresso.