As ações da Corregedoria da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios em prol da efetivação e da boa prestação jurisdicional foram destacadas em relatório apresentado pelo corregedor da Justiça do DF, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, no dia 26 de junho, durante sessão do Pleno do Tribunal.
Entre as ações citadas no relatório está a constante atenção do TJDFT no cumprimento das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o Poder Judiciário. No Tribunal, as metas são monitoradas e acompanhadas pelo Núcleo Permanente de Gestão de Metas do Primeiro Grau – NUPMETAS1, que, em conjunto com a Primeira Vice-Presidência do TJDFT, programou o 1º Ciclo de Diálogos Cartorários – Metas Nacionais, realizado em abril este ano, por meio da Escola de Administração Judiciária.
No Ciclo, os diretores de cartório conheceram os procedimentos adotados pela Casa para o alcance das metas do Judiciário. Além disso, o encontro estabeleceu um canal de comunicação entre a Administração e os cartórios, o que permitiu identificar desafios e acertos em prol da realização das determinações do CNJ. O sucesso da ação fez com que, no dia 17/6, o TJDFT realizasse o 2º Ciclo de Diálogos Cartorários, reforçando o trabalho junto aos cartórios e a troca de experiências para o cumprimento das metas do Judiciário.
Outro ponto destacado no relatório foi a nova metodologia aplicada no Ciclo de Correição Ordinária Judicial, a qual promoveu mais entrosamento entre a Corregedoria e os cartórios na inspeção dos feitos e a atuação conjunta no saneamento de eventuais incorreções nos procedimentos cartorários. Com a nova metodologia, 49% das serventias judiciais conquistaram nota acima de 85 pontos nas correições e receberam o Selo de Qualidade da Corregedoria.
No período de abril de 2014 a abril de 2015, a Corregedoria da Justiça realizou correição em 71 serventias da Circunscrição Judiciária de Brasília e do Distrito Federal, o que totalizou 112.373 feitos verificados e 22.769.418 páginas analisadas.
Fonte: TJDFT