Certidão do cartório criminal local confirma que, nos últimos 10 anos, a Comarca de Arraias (TO) alcançou a marca de 99,13% de recuperação dos condenados, ao afastar a reincidência e reintegrar todos ao convívio social. Na Vara Criminal de Arraias, segundo levantamento feito pelo cartório, de 2005 a 2016 foram processadas 115 execuções penais, com apenas quatro reincidentes. Destes, três estão em regime aberto, trabalhando e reintegrados à sociedade.
O juiz titular da Vara Criminal de Arraias, Márcio Ricardo Ferreira Machado, disse que apenas um de todos os casos de reincidência se encontra preso. Ele destaca que, durante a instrução, o acusado teve, inclusive, um incidente de sanidade mental.
“Portanto, 96,52% dos condenados que cumpriram e cumprem pena na comarca não voltaram ao crime. Considerando que três dos quatro reincidentes já estão devidamente inseridos no contexto social, chegamos ao número de 99,13% de recuperação dos condenados criminalmente e que cumpriram pena na Comarca de Arraias de 2005 até o momento”, afirmou.
As condenações em Arraias contemplam variados crimes: estupros, homicídios, estelionatos, tráfico de drogas, roubos e pedofilia, entre outros. O aspecto principal da recuperação social, segundo o juiz, é “ajudar os reeducandos a identificar possibilidades de vida para após o cumprimento da pena, o resgate da dignidade e a valorização dos condenados enquanto seres humanos, elevando a autoestima na consecução de projetos de vida. É essencial que o condenado seja estimulado a elaborar um projeto de vida longe do crime”.
Fonte: TJTO