As atividades práticas dos servidores dos gabinetes de desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), escalados no Regime Especial de Trabalho, prosseguem nesta terça-feira (9/5) nas unidades do primeiro grau. Estão contempladas todas as varas da comarca de Salvador, conforme determina a Portaria nº 5, da Corregedoria Nacional de Justiça. Os trabalhos foram iniciados na segunda-feira (1/6) com reuniões e capacitação no auditório do Tribunal de Justiça.
O primeiro dia de trabalho foi movimentado no Fórum Criminal, no bairro de Sussuarana. Na 1ª Vara Privativa de Tóxicos, onde tramitam 2,6 mil processos, as atividades contaram com a participação maciça dos servidores escalonados. “Nossa missão é dar baixa no que for possível, considerando processos conclusos, e outras providências”, afirmou o diretor de secretaria, Fábio Miranda, referindo-se ao reforço, um grupo de seis servidores. Miranda ressaltou a “importância do espírito de equipe” para alcançar as metas estabelecidas, conforme a Portaria nº 5.
Entre os servidores destacados no Regime Especial de Trabalho estão Lincoln Farias e Remo Ferreira, cedidos pela gráfica do tribunal. “Para conhecer, é preciso praticar”, disse Lincoln. “Vamos vencer, etapa por etapa”, completou o servidor Gustavo Martins, também cedido pelo segundo grau. Na 6ª Vara Criminal, o foco dos trabalhos está na digitalização dos processos. O Tribunal de Justiça desenvolve o projeto TJBA Virtual, no qual busca escanear e tornar virtual o acervo aproximado de 1,5 milhão de processos.
“Vamos fazer, primeiro, na 6ª vara e, depois de terminar aqui, vamos para a 5ª até chegar à 1ª”, disse Delly Falcão, outro servidor que integra o Regime Especial de Trabalho. Na 13ª Vara Criminal, cerca de mil processos começaram a ser digitalizados, depois de analisados por uma equipe orientada pela diretora da secretaria, Fernanda Simões Portela. Cinco servidores cedidos estão lotados na unidade. “Informei sobre prazos, as prioridades em relação às determinações judiciais e gostei muito deste primeiro contato, vai ser muito bom fazer este trabalho integrado”, disse Fernanda.
Fonte: TJBA
Matéria atualizada em 9/6/2015, às 11:56.