“Ouvir é legal”: TRT/RJ inicia ouvidoria itinerante nas varas de trabalho

Compartilhe

A Ouvidoria do TRT/RJ quer ficar mais próxima do jurisdicionado. Para isso, dará início à ação estratégica Ouvir é legal, na próxima quinta-feira (12/5), às 10h, no Foro da Lavradio. A equipe da Ouvidoria passará a prestar, no prédio que concentra a maioria das Varas do Trabalho na capital, o atendimento presencial a advogados e partes, que poderão fazer sugestões, reclamações, críticas, elogios, denúncias, consultas processuais ou solicitar esclarecimentos. Nessa etapa de implantação, o “Ouvir é legal” estará presente no Foro da Lavradio todas as quintas-feiras do mês de maio, a fim de avaliar a receptividade do usuário. E a ideia é estender a ação para todos os foros que possuam mais de três varas, em datas pré-determinadas, considerando o elevado número de pessoas que circulam nesses locais.

O novo canal de comunicação com o público vem somar-se aos já existentes, como e-mail, telefone, fax, cartas, formulário eletrônico no site do TRT/RJ e, ainda, pessoalmente, na própria Ouvidoria, localizada no prédio-sede do Tribunal, na Avenida Presidente Antonio Carlos, nº 251 – 8º andar – Centro – RJ.

Segundo Janúbia Castro, supervisora da Ouvidoria, a ação tem o objetivo de aprimorar a comunicação com os públicos externo e interno, ampliando o acesso à Justiça e, consequentemente, aperfeiçoando a prestação jurisdicional.

O Ouvir é legal estreou como projeto piloto na Cidade de Deus, em 30/4, quando o TRT/RJ participou da primeira ação itinerante da Casa de Direitos na comunidade. Na ocasião, além dos servidores da Ouvidoria, juízes e desembargadores também participaram tirando dúvidas da população sobre andamentos processuais e direitos trabalhistas.

O posto de atendimento vai funcionar no Gabinete Executivo do 10º andar do Foro da Lavradio (Rua do Lavradio, nº 132, Lapa), das 10h às 16 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região – TRT/RJ