Foi prorrogado o prazo final para que pesquisadores, professores e estudantes que tenham produções científicas sobre o Poder Judiciário possam inscrever seus trabalhos para serem expostos durante o Seminário Justiça em Números, que acontece em 29 e 30 de outubro, em Brasília. As inscrições, que terminariam nesta sexta-feira (5/10), agora poderão ser feitas até a próxima sexta-feira (12/10). Os trabalhos devem estar vinculados a centros, grupos de pesquisa ou programas de graduação e pós-graduação e podem estar finalizados ou em desenvolvimento.
Os trabalhos selecionados serão expostos ao público presente ao seminário por meio dos pôsteres, em local próprio para a exposição. A presença dos autores é facultativa.
As pesquisas devem ser submetidas na forma de resumos e pôsteres, que serão avaliados e selecionados pela equipe de pesquisadores do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ. O principal critério para seleção das pesquisas é a correlação dos temas com os desafios e as questões enfrentadas pelo Poder Judiciário. A ênfase é para pesquisas que utilizem dados empíricos. Para inscrições, clique aqui.
Ao realizar a inscrição, os pesquisadores devem informar a qual tema os trabalhos estão relacionados, entre as seguintes linhas temáticas predefinidas: i) Gestão Judiciária, Administração Pública e Poder Judiciário; ii) Direito, Desenvolvimento, Economia e Direito; iii) Acesso à Justiça, formas alternativas de resolução de conflitos, iv) Políticas públicas e Poder Judiciário; e v) Métodos e técnicas de pesquisa no Direito.
De acordo com a diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, Janaína Penalva, é a primeira vez que o Seminário Justiça em Números prevê a apresentação de trabalhos acadêmicos durante o evento. “A ideia é criar interlocução com a Academia, para descobrir novas ideias e gerar conhecimento”, afirmou.
A relação dos trabalhos selecionados será divulgada no dia 15 de outubro, no Portal do CNJ.
Tatiane Freire
Agência CNJ de Notícias