Projetos de ressocialização profissionalizam jovens em Campo Grande (MS)

Compartilhe

Os adolescentes das Unidades Educacionais de Internação (Uneis) de Campo Grande, Mato Grosso do Sul agora têm a oportunidade de também aprender uma profissão. No dia 17 de dezembro de 2008, com a formatura de 116 jovens, que concluíram os cursos de mecânica em motocicleta e mecânica de veículos a álcool, diesel e gasolina, mais uma etapa do projeto de profissionalização oferecido pela Vara da Infância e Juventude da capital, foi cumprida. Os cursos foram realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e ministrados aos meninos que cumprem medidas sócio-educativas no meio aberto. A oportunidade incluiu até a oficina da Base Aérea de Campo Grande como um dos cenários para a  aprendizagem.

Há quatro anos mais de 100 outros jovens também conseguiram se profissionalizar com projeto semelhante ao desenvolvido pela SAS, devido aos cursos de profissionalização oferecidos nas Uneis. O projeto se tornou fundamental na ressocialização dos jovens a ocupação do tempo na confecção de trabalhos manuais e a participação nos cursos e oficinas. Para este ano de 2009, além das ações contínuas que os internos participam, há também o interesse em desenvolver novos projetos com parcerias que visem contribuir na formação dos internos. O trabalho de buscar parceria é feito todo ano para a preservação do projeto, que mantém os adolescentes com o tempo ocupado.

O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) determina a aplicação de medidas sócio-educativas para a posterior reintegração dos adolescentes à sociedade. Com atividades “fixas”, os jovens já participam continuamente de cursos de informática, marcenaria, artesanato, além dos cursos de mecânica, entre outros. Além de atividades que os próprios jovens organizam e realizam entre si.  Aulas de violão, mecânica de moto e manutenção de bicicletas são atividades que merecem uma atenção especial para o prosseguimento do projeto.

Outra ação que visa a ressocialização e que vem dando bons resultados é a produção de artigos artesanais pelas meninas internas da Unei Estrela do Amanhã. Os trabalhos resultam em artigos de decorações feitos de papel, como objetos natalinos, bijuterias, entre outros, e acabam por gerar uma renda também a esses jovens. O dinheiro “conquistado” com a venda das peças, que podem ser adquiridas em exposições organizadas ao longo do ano pelos mantenedores do projeto,  auxilia o próprio jovem ou é revertido para aquisição de material para a produção de novas peças.

O trabalho dos adolescentes pôde ser visto recentemente na 14ª edição da exposição que aconteceu no saguão do Fórum de Campo Grande, com o auxílio da SETASS, SED e Escola Professora Evanilda Maria Neres Cavassa. No início, a exposição contava com uma participação tímida, mas  no fim de novembro de 2008 já houve melhora em quantidade e qualidade das peças.

Fonte: Assessoria de Comunicação TJMS