Projeto quer que homicídios sejam julgados em seis meses no Ceará

Você está visualizando atualmente Projeto quer que homicídios sejam julgados em seis meses no Ceará
Compartilhe

Reunião na Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza (CE), discutiu, na terça-feira (28/6), a criação de uma ferramenta para auxiliar o projeto Tempo de Justiça, que tem como objetivo dar celeridade ao julgamento de processos que envolvem homicídios. A ferramenta busca monitorar os processos de crimes contra a vida, medindo o tempo que ele leva em cada fase, desde o início da investigação até o julgamento. O projeto integra o Pacto por um Ceará Pacífico.

A ferramenta vai auxiliar a detectar os gargalos de cada fase processual e permitir encontrar soluções para dar celeridade à resolução dos casos, segundo Catulo Hansen, responsável técnico pelo programa na Vice-Governadoria do estado. “O objetivo final é salvar vidas. Se o criminoso tiver certeza de que vai ser punido logo, ele vai pensar duas vezes. Nós queremos reduzir os crimes letais intencionais e a sensação de insegurança da população”, explicou.

Segundo o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Maria Sales, o Poder Judiciário vai empreender todos os esforços para que o projeto tenha êxito. “Vamos colaborar no que for necessário para o sucesso do Tempo de Justiça. O mais importante é que a população seja beneficiada com uma prestação jurisdicional célere e eficaz”, ressaltou o magistrado.

Conforme o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Luciano Comin, a ideia é congregar as ações dos diferentes atores do Judiciário para agilizar o trâmite processual. Um corpo técnico composto por representantes do Judiciário e Executivo, do Ministério Público do Ceará, Defensoria Pública, entre outros órgãos, já foi definido e irá se reunir nesta segunda-feira (4/7) para traçar as metas de desenvolvimento e implantação da ferramenta. A expectativa é que um projeto piloto do “Tempo de Justiça” entre em uso no segundo semestre.

O encontro também contou com a participação do secretário de Planejamento e Gestão do TJCE, Neto Cysne, além de representantes da Diretoria do Fórum, da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJCE, Departamento de Informática do Fórum e do MP-CE.

Proposta – O projeto Tempo de Justiça integra o programa Pacto por um Ceará Pacífico e estabelece ações conjuntas (entre Governo do estado, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Tribunal de Justiça, MPCE e Defensoria Pública Geral) de combate aos homicídios em Fortaleza. Uma das propostas é que o processo seja finalizado em até seis meses, desde o flagrante até o julgamento.

Fonte: TJCE