Projeto Mesário Voluntário já supera inscritos de 2010

Compartilhe

Um total de 130 mil mesários será necessário para suprir a demanda das 32.500 seções eleitorais da Bahia nas eleições municipais 2012. Buscando diminuir o número de mesários convocados compulsoriamente, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) está divulgando a campanha “Mesário Voluntário2012”, que, desde o início do ano, já registrou a inscrição de 2.749 pessoas em toda a Bahia – mil a mais que o número obtido no mesmo período de 2010.

Além das vantagens determinadas em lei para o cidadão que atuar como mesário no dia das eleições, a exemplo dos dois dias de folga – por dia de convocação – e a possibilidade de desempate em concurso público, o projeto oferece uma vantagem a mais aos estudantes universitários. Alunos das faculdades conveniadas ao programa terão as horas de serviço convertidas em atividade complementar ou extracurricular.

Os interessados devem se cadastrar através do portal do TRE-BA ( http://www.tre-ba.jus.br ), nos cartórios de suas Zonas Eleitorais ou ainda pelo Disk Mesário (71-3373-7273).

Boa prática

O sucesso do “Mesário Voluntário” na Bahia fez com que, em 2010, o projeto fosse incluído no banco de boas práticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), servindo como modelo a ser adotado pelos TREs de todo o Brasil. Criado em 2006, em Vitória da Conquista, e expandido para todo o Estado sob a coordenação da servidora Ana Amoedo, presidente da Comissão Mesário Voluntário, o projeto já contabiliza mais de 25 mil inscritos.

A previsão é que, até a data de publicação do edital de convocação dos mesários, em agosto, 25% do total de mesários necessários para atuar nas eleições sejam voluntários. Para se inscrever, o eleitor precisa ter mais de 18 anos e estar com a inscrição eleitoral em situação regular.

Fonte: TRE-BA