Os tribunais de Justiça Militar estaduais (TJMRS, TJMMG e TJMSP) e o Superior Tribunal Militar (STM) reuniram-se no último dia 3 de outubro em encontro estratégico sobre o Marco Verde, projeto desenvolvido de forma colaborativa pelas cortes do segmento de Justiça Militar.
O Marco Verde é uma ferramenta de inovação voltada à sustentabilidade. Ainda em fase de prototipagem, terá a capacidade de mensurar a emissão de gases de efeito estufa no âmbito da estrutura desses tribunais. O projeto alinha-se ao disposto na Meta 9 do Poder Judiciário, voltada a estimular a inovação no Poder Judiciário. A Meta 9 desafia ainda o segmento a desenvolver dois projetos de inovação de forma conjunta e colaborativa. No caso específico, o Marco Verde também responderá a um conjunto de demandas do CNJ voltadas à sustentabilidade.
O encontro reuniu todos os integrantes do segmento de Justiça Militar. Pelo TJMRS, participaram os servidores Margarete Simon, José Carlos Albino, Lisiane Daniel, Angela Aguiar e Rogerio Haselein. A Comissão de Inovação do TJMRS, sob coordenação do desembargador militar Sergio Berni de Brum, acompanha o desenvolvimento do projeto no âmbito da JMERS.
A pauta da reunião de hoje focou em dois pontos principais:
1 – Mensuração dos Gases de Efeito Estufa: por meio da utilização de uma ferramenta especial, um termômetro será empregado para mensurar a emissão de gases de efeito estufa nos tribunais. Essa iniciativa visa identificar e quantificar a pegada ambiental das atividades judiciais.
2 – Escolha dos Principais Indicadores: a equipe discutiu e definiu os principais indicadores para a mensuração dessas emissões, um passo fundamental para alinhar as práticas dos tribunais às metas de sustentabilidade.