O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) está com vaga aberta para cientista de dados para atuação no projeto de consolidação dos Laboratórios de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Conselho Nacional de Justiça (LIODS/CNJ). O prazo para participar do processo seletivo termina nesta sexta-feira (4/2).
A oportunidade é direcionada a especialistas em estatística e tecnologia da informação com foco no fortalecimento da atuação do CNJ para produção de pesquisas, gestão e análise quantitativa e qualitativa de dados vinculados aos temas da Agenda 2030 de Sustentabilidade e atendimento do Sistema de Justiça em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Entre as atribuições do cientista de dados com atuação no projeto estão produção de relatórios e painéis em Dashboard com estatísticas descritivas e uso de gráficos, tabelas e mapas; extração de bases de dados SQL, NoSQL armazenadas em ElasticSearch, MySQL e Oracle, entre outras; análise, consolidação e estruturação de dados com uso preferencial das ferramentas R ou Python; e desenvolvimento de ferramentas de disponibilização e visualização de dados; análise de dados de outras pesquisas estatísticas nas pesquisas e elaboração de modelos preditivos; entre outras atribuições.
Os interessados em participar deverão ter graduação em qualquer área do conhecimento, pós-graduação strictu sensu ou equivalente preferencialmente nas áreas de estatística, ciência da informação ou quatro anos de experiência adicional com experiência em tratamento e análise de dados nacionais.
Considerado um programa inovador do Poder Judiciário, o LIODS/CNJ possui os eixos de conteúdo e metodologia de formação para implantação dos Laboratórios de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; estratégia de consolidação da coordenação nacional; diagnóstico alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável; e gestão eficiente dos programas realizados no âmbito dos LIODS.
Jeferson Melo
Agência CNJ de Notícias