Adolescentes de 14 a 16 anos terão a oportunidade de aprender mais sobre as atribuições dos poderes públicos e questões de cidadania com o projeto Jovem Vereador, implantado na Comarca de Piracanjuba, pelo juiz Gabriel Consigliero Lessa. A solenidade de abertura do programa foi realizada na sexta-feira (14/10) no auditório da Câmara Municipal, com presença de estudantes das redes pública e particular da cidade.
“A intenção é preparar os adolescentes para que aprendam sobre política da melhor forma e busquem conhecimento além do que é visto na escola, formando verdadeiros pensadores e engenheiros de ideias”, disse o magistrado. Serão escolhidos nove estudantes, mediante concurso de redação e discurso em tribuna. Ao fim, os selecionados terão um mandato simbólico de um ano na Câmara dos Vereadores. O programa será acompanhado pelo juiz responsável pela iniciativa com reuniões periódicas para debater assuntos e incentivar os estudantes a levar sugestões da comunidade e da escola para o Legislativo local.
Dessa forma, Gabriel Consigliero Lessa acredita que o projeto pode beneficiar Piracanjuba como um todo. “O legado do Jovem Vereador vai além. Visa preparar os jovens para a vida, em qualquer área profissional que pretendam prosseguir, até mesmo de agente político – quem sabe futuros prefeitos, vereadores ou outra missão ainda maior que o destino lhes conceder; e, notadamente, na vida pessoal, torná-los cidadãos mais conscientes dos direitos e deveres de cada um de nós”, ressaltou.
Além do título de jovem vereador, os ganhadores também terão direito a uma contratação de um ano, na condição de aprendiz, numa empresa parceira do projeto, e ganharão um passaporte para um resort na cidade de Rio Quente.
Fonte: TJGO