Projeto de valorização da história do TRT-10 pode ser visitado após pandemia

Você está visualizando atualmente Projeto de valorização da história do TRT-10 pode ser visitado após pandemia
Foto: TRT10
Compartilhe

Por ocasião do Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado no domingo (10), o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) destaca seu mais recente projeto de valorização da história da instituição e que foi inaugurado no início de março. O Centro de Memória do Primeiro Grau levou mais de um ano para ser concretizado, em iniciativa piloto, em duas varas do trabalho de Brasília. Logo após a pandemia, quando for possível a reabertura das unidades judiciais, o espaço poderá ser visitado pelo público, que vai poder conferir de perto ilustrações da linha do tempo com marcos importantes sobre o surgimento e consolidação da Justiça do Trabalho no Distrito Federal.

O projeto foi idealizado pelo Foro Trabalhista de Brasília e realizado em parceria com os Núcleos de Gestão Documental e de Comunicação Social do TRT-10. Além de marcos, o Centro de Memória destaca datas e curiosidades, bem como relembra pessoas que contribuíram para a solução de conflitos trabalhistas do Distrito Federal nas últimas décadas. As informações foram obtidas após intenso trabalho de pesquisa em acervos físicos e digitais, documentos, decisões, fotos e vídeos de valor histórico, além de depoimentos orais de magistrados, servidores, advogados e demais personalidades do regional.

O propósito da iniciativa é resgatar o legado da instituição, ampliar e proteger a cultura e a memória do órgão. O intuito também é fazer com que as mais de mil pessoas que frequentam diariamente as instalações do Foro Trabalhista de Brasília conheçam a história e o contexto de criação e atuação das varas trabalhistas.

De acordo com a publicitária do Núcleo de Comunicação, Laissa Reis – que ajudou a desenvolver o design do projeto do Centro Memória, a arquitetura do prédio também foi inserida no trabalho. “As paredes do edifício do Foro de Brasília podem ser vistas, a depender do ângulo de quem vê, como páginas de um livro aberto. O livro é uma metáfora à história do Tribunal. Cada pessoa que ali frequenta é uma página dessa obra”, explicou.

Dia da Memória do Poder Judiciário

A data entrou para o calendário do Judiciário este ano, por iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que escolheu o dia 10 de maio por ser essa a mesma data de criação da Casa da Suplicação do Brasil, primeiro órgão de cúpula do judiciário brasileiro, em 1808. A proposta da efeméride é celebrar a memória dos tribunais e o legado de grandes personalidades que fizeram e fazem parte da Justiça brasileira. Por isso, em 2020, em uma ação coordenada, tribunais de todo o país vão comemorar a data destacando iniciativas de preservação e valorização de suas histórias.

Fonte: TRT10